ONÇA-PINTADA QUE MATOU E DEVOROU CASEIRO NO PANTANAL É CAPTURADA
Publicado em 24/04/2025
Autoria Destaque Catarina
Já está em Campo Grande (MS), a onça-pintada pesando cerca de 99 quilos, que havia devorado o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, morto diante de um ataque por uma onça -pintada na região de Touro Morto, no Mato Grosso do Sul. A tragédia ocorreu na segunda-feira(21/4), quando o caseiro de uma propriedade localizada perto do rio Aquidauana (MS); saiu de sua casa para ir recolher mel em um deck nas proximidades onde morava.
Após várias horas de trabalho de buscas e resgate, equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA); encontraram o corpo dele na terça-feira (22/4) em meio a vegetação da região. Agentes com apoio de outras pessoas seguiram trilhas e marcas de sangue deixada pela onça-pintada que carregou o corpo de Jorge Avalo. O corpo da vítima estava localizado cerca de 50 metros do deck em que Jorge Avalo acabou sendo atacado e morto pela onça-pintada.
Disparos de arma de fogo espantaram a onça-pintada e somente na madrugada de quinta-feira (24/4), a onça-pintada acabou sendo capturada.
A força-tarefa contou com um pesquisador; dois guias e quatro policiais militares ambientais. Agora, a onça-pintada passa por avaliação e após levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres ( CRAS) , em Campo Grande (MS). Outros materiais como exemplo desde câmeras de segurança instaladas na sede da fazenda, assim como fotos e vídeos que registravam a rotina dos animais nas proximidades foram encaminhadas para perícia e para análise de perícia. O corpo do caseiro Jorge Avalo, que tinha sinais de mordidas e unhas da onça-pintada, foi sepultado em caixão fechado, sem velório.
