MORTALIDADE DE GADO NA BIELORRÚSSIA E FRACA COLHEITA DE BATATA GERAM CRISE ATÉ NA RÚSSIA

O avanço da mortalidade de rebanhos bovinos na Bielorrússia sem que a causa tenha sido ainda identificada pelas autoridades sanitárias daquele país e somado a queda na produção de batatas, vem gerando enorme crise e preocupação que atinge também a Rússia- um dos principais países que estava adquirindo produtos da Bielorrússia. 


As reclamações da população de ambos países tem sido generalizadas contra os governos de ambos países. A guerra entre Rússia e Ucrânia, onde surgiram fortes sanções contra a Rússia por parte de dezenas de países, principalmente da União Europeia, Estados Unidos, dentre outros; agravou a situação do abastecimento de alimentos na Rússia. Agora, diante do vizinho país da Bielorrússia que é parceiro político e comercial russo, o agravamento chega em situação caótica tanto na Rússia quanto na Bielorrússia, face a crise da mortalidade de gado e da queda na produção de batatas. 

O presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, segundo informações recentes; pediu ao presidente da Bielorrússia; Lukashenko, fornecesse que toda a produção de batatas fossem vendidas para a Rússia, porém, um dos conselheiros de Putin; afirmara que não haviam mais destes produtos, pois o que havia sido produzido nesta safra na Bielorrússia; já havia sido vendidas à Rússia. A fraca colheita de batata na Bielorrússia, fez o preço do produto subir demasiadamente de patamar e que mesmo assim; sequer vem atendendo a demanda interna.