DEMOCRACIA BRASILEIRA VENCE DE GOLEADA DIANTE DECISÃO DO JULGAMENTO DO STF
Publicado em 12/09/2025
Autoria Destaque Catarina
O julgamento por parte da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre Ação Penal 2668 referente a tentativa de Abolição do Estado Democrático de Direito, resultou numa espécie de " goleada " por 4 a 1 durante sessões realizadas pelo STF ao longo da semana passada e desta semana que definiu este julgamento dos oito réus desta Ação Penal 2668.
São eles: o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL); o ex- diretor da Abin, Alexandre Ramagem; Almir Garnier ( Ex- Comandante da Marinha ); Anderson Torres ( Ex-Ministro da Justiça ); Augusto Heleno ( Ex-Ministro do GSI ); Paulo Sérgio Nogueira ( Ex-ministro da Defesa ); General Braga Neto ( Ex-ministro da Casa Civil ) e Mauro Cid - Ex-ajudante de Ordens da Presidência da República no governo de Jair Bolsonaro.
O ministro do STF; Cristiano Zanin, foi o último a se pronunciar e votar durante a sessão realizada na quinta-feira (11/9).
Votaram os ministros: Alexandre de Moraes ( Relator na Ação Penal 2668 ); Flávio Dino; Luiz Fux e Cármen Lúcia e por último então a votar , o ministro do STF , Cristiano Zanin. O ministro do STF, Luiz Fux, foi o único a votar pela não condenação de todos os oito réus. A Procuradoria-Geral da República 9PGR) foi o órgão que apresentou a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), referente a Ação Penal 2668 que trata sobre a tentativa de Abolição do Estado Democrático de Direito, ou seja, o golpe de Estado e que gerou todo planejamento, elaboração e organização criminosa desta tentativa de golpe de Estado no Brasil.