DÁ-LHE COMBATE A CORRUPÇÃO, MÁFIA; ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. DESTA VEZ, NO RIO GRANDE DO SUL E SC

E não pára o trabalho efetivo de combate a corrupção endêmica no Brasil - o país de maior registros de casos de corrupção no mundo. São quadrilhas, organizações criminosas, máfias atuando em praticamente quase todos os segmentos da sociedade brasileira, dentro e fora do meio político nacional. 

Desta vez, nesta semana; alguns dos casos destas ações de combate a corrupção foram deflagradas novamente no Brasil, como exemplo: no Rio Grande do Sul, onde a Polícia Federal (PF), realizou uma espécie de desmonte num esquema milionário na ordem de R$ 72 milhões na reconstrução do Rio Grande do Sul - estado atingido recentemente pela tragédia das enchentes. 

A CGU- Corregedoria-Geral da União e a Polícia Federal (PF), deflagraram na quinta-feira (09/10), uma operação visando cumprir mandados de busca contra investigados por formação de cartel, organização criminosa e fraudes em licitações envolvendo três grandes empresas de engenharia com sede no Rio Grande do Sul e que segundo as investigações da PF, teriam ajustado previamente suas propostas para obtenção de três contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ( DNIT), relacionados a prestação de serviços e projetos básicos e executivos de engenharia em rodovias federais afetadas pelas enchentes. 

 Já, uma outra operação e desta vez realizada pelo MPSC e equipes da GAECO em Santa Catarina, atingiu o município de Anita Garibaldi (SC). A operação foi mais uma etapa da " Carta Branca ", em Anita Garibaldi (SC). Esta ação é um desdobramento da " Operação Trapaça ", deflagrada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Anita Garibaldi no ano de 2024, onde apurou em suas duas fases crimes da mesma natureza. Foram cumpridos 19 mandatos de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Lages (SC), e visa apurar fraudes em licitações públicas, falsidade ideológica; corrupção ativa e corrupção passiva, peculato, dentre outros . 

Segundo informações, os supostos atos ilícitos foram praticados na gestão anterior da atual na prefeitura municipal de Anita Garibaldi (SC). EM SEGUE NO BRASIL COMBATE A FRAUDES NO INSS. DESTA VEZ, OPERAÇÃO EM SC E |a Polícia Federal (PF), realizou desde a manhã de quinta-feira 09/10 ), em Santa Catarina, uma operação contra o esquema criminoso do INSS, relacionado a descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. Uma nova fase da operação que apura um esquema de fraudes bilionárias no INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social ), em que policiais cumpriram 66 mandados de busca e apreensão em SANTA CATARINA - um estado castigado pela corrupção em dezenas de prefeituras, no âmbito do governo estadual sendo apuradas possíveis irregularidades no Detran ( com suspeitas de rachadinha ), em obras em rodovias estaduais com também suspeitas de irregularidades e na Educação estadual catarinense ( caso do programa Universidade Gratuita ); bem como; no âmbito federal como ocorre atualmente junto ao INSS. 

Outros seis estados da federal brasileira e no Distrito Federal (DF), também tiveram ações semelhantes realizadas na quinta-feira ( 09/10), pela Operação da Polícia Federal. A operação " Sem Desconto " é realizada com apoio da Controladoria- Geral da União (CGU) e que investiga em todo o Brasil, um esquema nacional mafioso, corrupto de desvios bilionários em pensões e aposentadorias. (PF).