QUEDA DE AVIÃO NO PANTANAL RESULTA NA MORTE DE 4 PESSOAS
A tragédia com queda de uma aeronave ocorrida na noite de terça-feira (23/9), no Pantanal Matogrossense, resultou na morte de quatro pessoas. As vítimas foram o renomado arquiteto e urbanista chinês Konglian Yu, os cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispin Jr, além do piloto da aeronave Marcelo Pereira de Barros. A queda da aeronave Cessna 175 de fabricação de 1958 e matrícula 3951, ocorreu próximo cerca de 100 quilômetros da cidade de Aquidauana (MS) - perto do Hotel Recanto da Barra Mansa, uma área turística localizada às margens da rodovia MS-170. Segundo informações à imprensa, a aeronave estava autorizada apenas para realizar voos visuais diurnos (VFR).
A aeronave tinha capacidade para quatro pessoas, incluindo o piloto. Ainda segundo informações à imprensa a aeronave estava em condições regular de aeronavegabilidade, porém, não possuía autorização para serviço de táxi aéreo. O arquiteto chinês Konglian Yu, foi o criador do conceito de " cidades esponjas " em cujos projetos desenvolvidos por ele especialmente na China; propagava ao resto do mundo um conceito de uma plena qualidade de vida e de proteção ambiental. Konglian Yu estava a poucas semanas no Brasil onde participou de alguns eventos sobre o Meio Ambiente, inclusive, esteve em Brasília 9DF), onde palestrou na abertura da Conferência Internacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Yu é referência mundial em arquitetura da paisagem e planejamento urbano ecológico. A proposta da " cidade-esponja ", visa reter a água da chuva no próprio espaço urbano e desta forma, reduzindo as enchentes e assegurando reservas para períodos de estiagem. Em sua palestra, destaque para o apelo pela transformação das cidades e pela conexão com a natureza, e ressaltou o Brasil como sendo " peça-chave " na recuperação ambiental global.
