CRIME HEDIONDO : METANOL PROVOCA MORTES POR INTOXICAÇÃO. INVESTIGAÇÕES SEGUEM POR TODO O BRASIL
Publicado em 01/10/2025
Autoria Destaque Catarina
A Polícia Federal (PF), com órgãos de fiscalização como da Vigilância Sanitária; Polícia Civil nos estados brasileiros, seguem intensificando as investigações sobre o uso do metano em bebidas e que já provocaram cinco mortes e deixaram dezenas de pessoas internadas em São Paulo (SP) e onde há suspeitas sendo levantadas em várias outras regiões do país sobre este hediondo tipo de crime que provoca danos irreparáveis à saúde dos consumidores destas bebidas adulteradas e que podem ocasionar como já ocorreu várias mortes.
A Polícia Federal (PF), está investigando a origem do metanol em bebidas e se existe relação com o crime organizado. Estabelecimentos que venderam bebidas com metanol serão interditados. E já existem reflexos sobre a queda no consumo de bebidas no território brasileiro, logo após haver registros de mortes e de internamentos por pacientes que consumiram bebidas adulteradas em São Paulo (SP).
METANOL também conhecido como àlcool metílico , incolor e de baixa densidade, inflamável e altamente tóxico que pode ser empregado como anticongelante; combustível e dissolvente. Investigações mais recentes realizadas em várias regiões do Brasil, apontaram o uso do metanol na mistura com combustível veicular e que pode ocasionar danos aos motores dos veículos.
O metanol é a substância tida como um dos principais insumos na indústria química. Utilizada muito para sintetizar produtos para solventes e conta com uma regulamentação muito rígida com relação a produção. É extremamente prejudicial quando é consumido por pessoas e pode levar à morte como de fato ocorreu recentemente em São Paulo (SP), onde cinco pessoas morreram pelo consumo de bebidas adulteradas com mistura do metanol.
O metanol em razão da toxidade do produto, diante seu potencial como adulterador do etanol combustível e da gasolina, os riscos para a saúde humana e para a segurança pública, possui por parte da ANP- Agência Nacional de Petróleo, uma regulamentação rígida, a qual estabelece o registro obrigatório para a movimentação e o armazenamento do metanol.
As investigações por parte da Polícia Federal, (PF), Polícias Civis; além do Ministério Público Federal e Ministério Público nos estados brasileiros; deverão em, breve apontar os responsáveis pelos crimes considerados hediondos devido a adulteração de bebidas para consumo humano.
