NOBEL DA PAZ 2025 : SÃO 338 INDICADOS E CINCO SELECIONADOS PELO STORTING ( PARLAMENTO DA NORUEGA )

São 338 pessoas indicadas ao Prêmio Nobel da Paz de 2025, sendo já cinco selecionados pelo " Storting " - o Parlamento da Noruega que escolhe na sexta-feira (10/10), o vencedor. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde início deste ano, havia se manifestado em alcançar o Prêmio Nobel da Paz, destacando que ao longo de seus mandatos presidenciais dos EUA, conseguiu segundo ele, encerrar sete guerras e agora mais uma, a oitava entre Israel e o Hamas. 


Trump, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), recentemente, em Nova York, frisou " todos dizem que eu deveria receber o Prêmio Nobel da Paz .. acabei com sete guerras. Nenhum presidente jamais fez algo parecido ", acrescentou. Trump, porém, não mencionara o apoio que os Estados Unidos forneceu para muitos países em guerra como desde Israel, Ucrânia, dentre outros países. Em caso Trump receber este Prêmio Nobel da Paz, seria a primeira vez que um suposto pedófilo e réu na justiça dos Estados Unidos, receberia tal menção referente à Paz Mundial. 

Algo inédito e gravíssimo e que poderá macular a instituição do Nobel. As guerras que Trump referia-se e que ele " encerrou " incluem Kosovo e Sérvia; Camboja e Tailândia; Paquistão e Índia; República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda; Israel e Irã, Egito e Etiópia e Armênia e Azerbaijão. O anúncio do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, ocorre em meio à guerra em curso na Ucrânia desde a invasão de tropas da Federação da Rússia e de alguns outros conflitos especialmente na região central africana. 

O acordo recente do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, representa o fim do genocídio na Faixa de Gaza onde tropas israelenses mataram cerca de 67 mil palestianos - maioria crianças, mulheres e idosos e onde mais de 245.000 mil ficaram gravemente feridos, outros mais de 560.000 desnutridos diante do bloqueio israelense que impede a entrada de ajuda humanitária como desde alimentos, água potável, medicamentos e de equipes de saúde na região da Faixa de Gaza.

A destruição no território da Faixa de Gaza por Israel atinge cerca de 85% da infraestrutura ( casas, prédios, creches, escolhas, igrejas, hospitais;ruas e uma única estrada principal que corta a Faixa de Gaza de norte a sul.