BRASIL PODERÁ TER BANCOS FECHANDO COMO OCORRERAM NOS EUA E SUÍÇA
O fechamento recente de dois bancos nos Estados Unidos - o Silicon Valley Bank, o SVB mais conhecido como o \" banco das Startups \" e do fechamento do Signature Bank, também nos Estados Unidos, assim como ocorreu dois dias após com o fechamento do banco da Suíça , o Credit Suisse - o maior e principal banco da Suíça, gerou um tormento no mercado financeiro mundial. O Brasil, há algumas décadas atrás teve bancos fechando diante crise de balanço financeiro e até banco sendo vendido para instituição financeira com sede na Europa. O risco do Brasil ter alguns dos bancos entrando na fila de quebradeira sempre esteve presente.
Afinal, o Brasil possui uma dívida pública em mais de R$ 6 trilhões de reais. Afinal, a dívida pública é o resultado dos empréstimos feitos por entes estatais com o setor privado e com órgãos públicos financeiros e destacando que a dívida pública afeta diretamente a inflação e taxas elevadas de desemprego e alta dos juros. O Brasil nunca encontrou uma solução definitiva para os altos gasto públicos e o governo federal sempre esteve a mercê de do financiamento por credores, pessoas físicas, empresas e até bancos, além de outros.
No governo de Fernando Collor, a população brasileira e principalmente quem tinha dinheiro em bancos, soube bem os efeitos das medidas drásticas que Collor cometeu na época, gerando um grande prejuízo ao povo brasileiro.
