MÁFIAS POLUEM O TECIDO SÓCIO - ECONÔMICO. NO BRASIL , PF ATUA FORTE NO COMBATE

Cada vez mais máfias estão habilitadas e atuando no centro das salas de finanças em vários países do mundo. E no Brasil, não é diferente disto. Tanto que que a Polícia Federal (PF), em colaboração com a Organização Internacional de Polícia Criminal ( Interpol ), deflagrou, na manhã de quarta-feira (04Q) de dezembro, a Operação Calábria. 


A PF cumpriu 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32a. Vara Federal da Seção Judiciária de Fortaleza (CE). A ação da PF ocorreu em vários municípios e estados brasileiros. NO BRASIL A PF DEFLAGA OPERAÇÃO CALÁBRIA A Operação Calábria, visa instruir um inquérito policial baseado em notícia-crime enviada pela Guardia di Finanza - órgão especial da polícia da Itália. Movimentações financeiras de elevado volume são suspeitas entre Itália e o Brasil, com envolvimento de vários italianos supostamente ligados a uma das maiores organizações criminosas do mundo, com origem no aís europeu. Investigações da PF revelaram um esquema de abertura e administração de empresas de fachada por vários contadores e diversos advogados.  

Muitas das empresas de fachada estava registradas com endereços únicos e fictícios e que foram usadas para transferir recursos ilícitos oriundos da Europa. O objetivo seria lavagem de dinheiro, especialmente no Ceará; bem como, viabilizar a obtenção de cidadania brasileira e alcançar vistos de investidor para estrangeiros envolvidos no esquema criminoso. As penas poderão alcançar até 30 anos de prisão. 

O material apreendido pela PF será analisado para aprofundar as investigações e também poder desarticular a organização criminosa. Investigações na Itália,apontam para muitos espaços financeiros diferentes com atuações de máfias italianas como da Cosa Nostra; a N´dranheta e da Camorra. À Imprensa, o general e diretor de Investigação Antimáfia na Itália, Michele Carbone, disse que o " crime organizado não opera em espaço físico para lavar dinheiro sujo ou investir em atividades legais ". destacou recentemente. Segundo Carbone, " não há uma cidade, uma região ou um país que deste ponto de vista esteja mais ou menos infiltrado que outros ". 

O fato,segundo Carbone; " as máfias poluem o tecido sócio-econômico através de empresários e profissionais complacentes" ", lembrando, inclusive dentro e fora do meio político de um país. " Os esquemas de criminalidade financeira, tornaram-se mais apurados ".