ESTADO DE SANTA CATARINA VIVENCIA PRECARIEDADE NAS RODOVIAS E FERROVIAS

As reclamações são gerais diante da precariedade existente nas diversas rodovias ( estadual e federal ) no Estado de Santa Catarina. As reclamações tomam noticiários constantes em Santa Catarina e seguidas reuniões de diversas entidades debatem sobrfe o assunto. Principais entidades representativas do setor produtivo do Estado de Santa Catarina e até por muitos motoristas que trafegam com seus veículos e ou caminhões diariamente pelas principais rodovias no estado de Santa Catarina, criticam publicamente a situação. 


Os graves acidentes nas rodovias do Estado de Santa Catarina como exemplo; na rodovia BR-101; na BR-282, na BR-470; mostram a triste realidade das péssimas condições de muitos dos trechos destas rodovias em Santa Catarina. Existem reivindicações desde muitos anos atrás pela duplicação da rodovia BR-282, assim como por exemplo; reivindicação pela conclusão da duplicação da BR-470. Sobre a BR-101, são duas grandes e principais prioridades desta rodovia; com destaque para a necessidade urgente de resolução sobre o trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC). 

Há décadas se espera uma solução e até hoje absolutamente nada avançou. Na região do Meio-Oeste e do Oeste e Exrremo-Oeste de Santa Catarina; a precariedade tanto da rodovia federal BR-282 quanto de outras rodovias estaduais é algo assustador e desde décadas se espera soluções. Entra governo seja estadual ou federal e o Estado de Santa Catarina que é considerado um dos principais em termos produtivos e de desenvolvimento do país; ao contrário; segue como um Estado vivenciando contínua precariedade nas suas rodovias.

SANTA CATARINA; RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ ; PERDEM LIGAÇÃO FERROVIÁRIA. PREJUÍZOS SÃO ELEVADOS

O transporte ferroviário que em países desenvolvidos é extremamente relevante e prioridade no setor de desenvolvimento e transporte de produtos e de pessoas; ao contrário, no Brasil está literalmente jogado de lado, sem prioridade, sem projetos e com diversas ferrovias que cortam o país sucateadas. Uma das principais empresas de transporte ferroviário no Brasil, suspendeu recentemente o transporte de produtos pela ferrovia que liga Curitiba (PR) ao Estado do Rio Grande do Sul, passando por Lages (SC), cuja cidade serrana catarinense era considerada um entreposto ferroviário.

Tanto importante que foi essa ferrovia que em Lages (SC) desde início de 1971, ali nesta cidade foi instalado a unidade militar do 1 Batalhão Ferroviário e que transformou-se no 10. BEC- Batalhão de Engenharia e Construção. Na década de 70 e 80, os intensos trabalhos do 1 Batalhão Ferroviário abrangia trechos ferroviários em Santa |Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, especialmente em cidades desde Roca Salles; Bento Gonçalves; dentre outras.

A situação é tão preocupante sobre a ferrovia no Estado do Rio Grande do Sul, que uma audiência pública foi realizada dias atrás sobre avaliação de inserção do Estado do Rio Grande do Sul no Plano Nacional de Ferrovias.

EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ TAMBÉM JÁ EXISTEM MOBILIZAÇÕES A FIM DE REIVINDICAR URGENTE MELHORIAS NA FERROVIA DA MALHA SUL.

FERROVIA COM PRECARIEDADE NA MALHA SUL DO BRASIL

Essa audiência pública contou com representantes desde a comissão de Economia; Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O deputado Miguel Rossetto (PT), foi o proponente desta audiência pública e o deputado Gustavo Victorino ( Republicanos ), fez a abertura deste debate público.

Para recuperar somente trecho da ferrovia que corta o estado do Rio Grande do Sul, são necessários cerca de R$ 4 bilhões e 500 milhões e para o trecho de Santa Catarina outros cerca de R$ 6 bilhões de reais. Nos últimos 27 anos desapareceram cerca de 1,5 mil quilômetros de trechos de ferrovias somente dentro do estado do Rio Grande do Sul. O tronco principal de ferrovia que liga a região Sul com demais regiões do Brasil é o chamado TRONCO SUL da RFFSA - uma ferrovia longitudinal brasileira com bitola métrica localizada na região Sul do Brasil .

Diante da precariedade das ferrovias na região Sul do Brasil, os governos desde RS;SC e do PR está unindo esforços para apresentar ao governo federal demandas conjuntas sobre a Malha Sul, ferrovia de 2.223 quilômetros e que corta os três estados do Sul do Brasil e cuja malha ferroviária está sob administração da empresa RUMO e contrato de concessão acabará em fevereiro de 2027.