ESTADO DE SANTA CATARINA VIVENCIA PRECARIEDADE NAS RODOVIAS E FERROVIAS
As reclamações são gerais diante da precariedade existente nas diversas rodovias ( estadual e federal ) no Estado de Santa Catarina. As reclamações tomam noticiários constantes em Santa Catarina e seguidas reuniões de diversas entidades debatem sobrfe o assunto. Principais entidades representativas do setor produtivo do Estado de Santa Catarina e até por muitos motoristas que trafegam com seus veículos e ou caminhões diariamente pelas principais rodovias no estado de Santa Catarina, criticam publicamente a situação.
SANTA CATARINA; RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ ; PERDEM LIGAÇÃO FERROVIÁRIA. PREJUÍZOS SÃO ELEVADOS
O transporte ferroviário que em países desenvolvidos é extremamente relevante e prioridade no setor de desenvolvimento e transporte de produtos e de pessoas; ao contrário, no Brasil está literalmente jogado de lado, sem prioridade, sem projetos e com diversas ferrovias que cortam o país sucateadas. Uma das principais empresas de transporte ferroviário no Brasil, suspendeu recentemente o transporte de produtos pela ferrovia que liga Curitiba (PR) ao Estado do Rio Grande do Sul, passando por Lages (SC), cuja cidade serrana catarinense era considerada um entreposto ferroviário.
Tanto importante que foi essa ferrovia que em Lages (SC) desde início de 1971, ali nesta cidade foi instalado a unidade militar do 1 Batalhão Ferroviário e que transformou-se no 10. BEC- Batalhão de Engenharia e Construção. Na década de 70 e 80, os intensos trabalhos do 1 Batalhão Ferroviário abrangia trechos ferroviários em Santa |Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, especialmente em cidades desde Roca Salles; Bento Gonçalves; dentre outras.
A situação é tão preocupante sobre a ferrovia no Estado do Rio Grande do Sul, que uma audiência pública foi realizada dias atrás sobre avaliação de inserção do Estado do Rio Grande do Sul no Plano Nacional de Ferrovias.
EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ TAMBÉM JÁ EXISTEM MOBILIZAÇÕES A FIM DE REIVINDICAR URGENTE MELHORIAS NA FERROVIA DA MALHA SUL.
FERROVIA COM PRECARIEDADE NA MALHA SUL DO BRASIL
Essa audiência pública contou com representantes desde a comissão de Economia; Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O deputado Miguel Rossetto (PT), foi o proponente desta audiência pública e o deputado Gustavo Victorino ( Republicanos ), fez a abertura deste debate público.