TARIFAÇO DE TRUMP PROVOCA PREJUÍZOS EM SC - ESTADO QUE FOI MAIS BOLSONARISTA DO PAÍS
E os prejuízos milionários após a decisão de Trump ( Republicanos ) em tarifar em 50% produtos brasileiros; já dá início aos prejuízos milionários no Brasil, a começar por Santa Catarina ( estado que foi o mais Bolsonarista nas eleições presidenciais ). O setor pesqueiro de Santa Catarina que é um dos principais no Brasil, já sentiu os primeiros efeitos do tarifaço de Donald Trump. Segundo informações, 12 contêineres de uma empresa da região Norte de Santa Catarina que estariam destinados aos Estados Unidos, acabaram tendo cancelamento do envio aos Estados Unidos. Também no Piauí, região Nordeste brasileiro; dezenas de toneladas de mel que estariam para serem entregues aos Estados Unidos; foram suspensos para exportação àquele país norte-americano. O tarifaço de Trump aos produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos; provocou uma situação drástica para ambos países. Afinal, há uma conexão comercial de compra e venda de produtos entre o Brasil e os Estados Unidos que em certos setores um depende do outro para a produção de vários tipos de produtos, principalmente no setor do aço; bem como; setor moveleiro e de madeira; além também de alimentos, especialmente no caso da fruticultura. O Brasil é um dos principais fornecedores de laranjas aos Estados Unidos. O estado de Santa Catarina que na eleição presidencial anterior resultara num percentual acima de 70% dos votos para Jair Bolsonaro (PL), sente agora, um forte impacto inicial na economia e que poderá provocar reflexos impactantes no campo político, especialmente nas urnas em 2026, muito provavelmente desfavorável ao Bolsonarismo em Santa Catarina. Afinal, a economia está acima dos interesses políticos-partidários, pois afinal, empresários certamente almejam sucesso e crescimento, desenvolvimento, geração de empregos assim como também a sociedade não somente catarinense, porém, em todo o Brasil.
TRUMP CAUSA DANOS ECONÔMICOS E ARRASTA DEBATE NO CAMPO POLÍTICO BRASILEIRO
A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ( Republicanos ); ao tarifar em 50 % os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos, impactou também no âmbito político brasileiro, além dos aspectos econômicos. O fato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro ( PL ), estar presente há meses nos Estados Unidos, país onde ele já declarou publicamente que prefere lá permanecer por longo período, abrindo mão, inclusive, de seu mandato parlamentar no Brasil; indo Eduardo Bolsonaro reivindicar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoio para evitar a prisão de Jair Bolsonaro (PL), devido ao caso da tentativa de golpe de Estado e das manifestações de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF).
A decisão de Trump coom tarifaço ao Brasil; visa atender reivindicação de alguns Bolsonaristas, especialmente do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que foi aos EUA, pedir apoio à Donald Trump. Jair Bolsonaro e o núcleo bolsonarista investigado pelo STF, relacionado aos ataques golpistas no chamado " intentona Bolsonarista "; com uma série de vandalismo e ameaças, inclusive, de plano para tentativa de matança de alguns líderes políticos e do Supremo Tribunal FederaL ( STF ), no caso contra Lula e contra Alexandre de Moraes; resultou diante desta decisão do tarifaço de Trump ao Brasil, uma ampla discussão política no Brasil. Nas redes sociais principalmente; surgem mútuas acusações sobre quem é o principal culpado desta decisão de Trump. Ou seja; o governo Lula (PT) e ou Bolsonaro (PL) ? Uma coisa é certa: quem é o principal culpado do tarifaço que prejudica todos os setores produtivos no Brasil desde o agronegócio até a indústria brasileira tem um nome : chama-se : Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro com seu núcleo político familiar que tem na liderança fora do Brasil atualmente; o deputado federal, Eduardo Bolsonaro ( PL ).
TARIFAÇO DE TRUMP COLOCA BOLSONARISMO EM QUEDA COMO PARAQUEDAS NO AR QUE NÃO ABRE
O tarifaço de Trump foi cruel para a economia brasileira que desde já está sentindo os primeiros efeitos deste tarifaço de Trump. O tarifaço de Trump coloca o Bolsonarismo no Brasil em ritmo de paraquedas no ar e que não abre. E o tarifaço de Trump foi tão impactante ao Brasil que fez até diversos dos principais líderes do PL no Brasil, iniciar discussões internas e promovendo rachaduras no PL, devido aos fortes efeitos iniciais deste prejuízo incalculável para a economia brasileira. Resta agora; correr atrás dos prejuízos econômicos ao Brasil através de uma mobilização política de governo federal e de líderes setoriais produtivos em conjunto buscar uma negociação com o governo dos Estados Unidos. Evitar o agravamento gradual dos prejuízos para a economia brasileira e também dos reflexos dentro dos Estados Unidos, será o centro deste debate entre Brasil e EUA, a fim de remover Trump desta decisão de tarifar em 50% produtos do BRasil para exportação aos Estados Unidos. Uma coisa já é tido como certo: O Bolsonarismo no Brasil entrou numa fase de queda abrupta diante desta repercussão negativa da decisão de Trump. o Desgaste político do PL certamente já existe e será ainda maior nas eleições de 2026 em todo o Brasil.