ESPANHA SOFRE A CATÁSTROFE COM INCÊNDIOS DEVASTADORES
Publicado em 23/08/2025
Autoria Destaque Catarina
A Espanha vem sofrendo desde semanas diversos focos de incêndios que atingem várias regiões deste país. Atualmente; a Unidade Militar de Emergência (UME), está trabalhando no combate a incêndios em sede dos 13 incêndios nível operacional 2.
Segundo informações, todas as brigadas florestais do Ministério da Transição Ecológica da Espanha; seguem operando em oito dos incêndios ativos. 4o veículos aéreos realizam missões de resposta a emergência diariamente como desde a província Ourense; León; Zamora e Pontevedra. Os incêndios atingem também regiões autônomas de Galiza e Astúrias.
Somente na região de Igüna, na zona de El Bierzo ( Leão ), ocorreu a destruição de cerca de 1.000 hectares nas últimas horas e onde segue com progressão desfavorável, diante as condições do terreno que dificultam o acesso dos bombeiros. Os incêndios na Espanha já mataram quatro pessoas neste ano e atingiu mais de 3.9 mil quilômetros quadrados. A Espanha vive um período de verão do hemisfério Norte e onde a Espanha é futigada pelas chamas. Os incêndios florestais na Espanha é um dos piores das últimas décadas.
Milhares de pessoas foram evacuadas diante do avanços das chamas que chegaram perto de Madrid, a capital espanhola.
Esse foco é considerado o mais ativo e perigoso na região Norte da Espanha.
No campo político da Espanha, surgem críticas de oposição que denunciam que brigadistas não possuem equipamentos ergonômico para carregá-los e que muitos dos equipamentos como desde luvas; cantil, kit de primeiros socorros; máscaras; óculos de proteção, lanternas e outras ferramentas essenciais, não têm o espaço nem a resistência necessária para suportar o peso do auto=resgatador e cujos equipamentos, podem fazer a diferença entre a vida e a morte, , segundo o porta-voz socialista do Parlamento da Espanha; Carmen Dacosta, ao jornal espanhol Plural.
