DEBATE PRESIDENCIAL REVELA LIXO QUE É A POLÍTICA BRASILEIRA
Lixo que vem desde décadas com o Brasil sofrendo graves consequências devido a excrescência que provoca a desarmonia e que traz prejuízos incalculáveis ( e não somente aos cofres públicos devido à roubalheira praticada por muitos corruptos e mafiosos), porém, também devido à miséria, dificuldades com que maioria da população brasileira se vê no dia a dia. Lixo que encontra-se fétido no meio político do Brasil. Quadrilhas organizadas e que estrategicamente garantem espaços quando infiltrados dentro de partidos políticos. Basta ver os inúmeros de casos investigatórios já realizados pelo MPF;PF; Coaf; Receita Federal, Gaecos, ao longo das últimas décadas no país. Muitos corruptos, mafiosos obtiveram concessões como desde habeas corpus concedidos pelo STF quanto pelo STJ e onde para muitos deles lhes garantiram ao direito de participarem ativamente do meio político nacional ,seja presidindo algumas das siglas partidárias, seja disputando eleições. e ou ocupando cargos eletivos.
A corrupção desta forma permeia no Brasil e desde décadas. Para muitos políticos com processos tramitando na Justiça; o objetivo é o de alcançar a imunidade parlamentar e desta forma evitar parar na prisão. Isto, sem contar ao da possibilidade de manter-se ao continuísmo de poder estar próximo aos cofres públicos. O primeiro debate realizado pelo pool formado pela Rede Bandeirantes, TV Cultura; Folha de S. Paulo e Uol na noite do último domingo (28), mostrou exatamente isto.
Ou seja, um candidato que já chegou a presidir o Brasil por dois mandatos consecutivos e ajudou eleger sucessor ( que ocupara também por quase dois mandatos seguidos); e que levou o Brasil ao caos decorrente até a atualidade e que continua o Brasil nesta caos, graças também ao seu adversário maior nestas eleições em que ambos configuram aspectos semelhantes de atuarem tendo no governo e fora do governo; vários agentes mafiosos e corruptos como demonstrados por inúmeras das investigações realizadas tanto pelo Ministério Público Federal (MPF), quanto pela Polícia Federal (PF)e do próprio STF e STJ.
E toda a roubalheira do dinheiro público deu praticamente em nada em termos de punições à não ser prejuízos que sobraram para o povo brasileiro - que paga tributos, impostos, preços elevados de tarifas públicas, etc. Quando publicamente num debate como ao de domingo (28), transmitido pela Band; TV Cultura; Folha de S. Paulo e Uol, em que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), chamou Lula (PT) de ex- presidiário\", referindo-se aos casos de corrupção ocorridos na gestão do petista elevando-o à dizer através de direito de resposta \" estou mais limpo do que ele e parentes dele \". Ou seja: a podridão representada por dois dos candidatos que estão melhores colocados em praticamente todas as pesquisas já divulgadas no país e relacionadas à eleição presidencial deste ano, acaba sendo revelado o lixo em pleno primeiro debate destas eleições de 2022.
É neste contexto de falta de projeto para solução dos graves problemas sociais, econômicos; políticos; ambientais, jurídicos e políticos- administrativos com que a grande maioria do povo brasileiro acaba sofrendo as consequências: falta de geração de emprego; falta de projetos habitacionais para que haja moradias dignas para milhões de famílias pobres; falta de melhorias nas áreas da Saúde; Segurança Pública; combate aos desmatamentos e a exploração criminosas de riquezas minerais; falta de melhoria na área da Segurança Pública, enfim, o Brasil sem reformas profundas não sairá infelizmente desta grave crise.
No debate de domingo (28), pelo pool da Band, TV Cultura; Folha de S. Pulo e Uol, percebeu-se que apenas Simone Tebet (MB), assim como Felipe D´Avila ( Novo ); Ciro Gomes ( PDT ) e Soraya Thonicke ( União Brasil ); não sofreram algum tipo de ataque pessoal e que ambos propuseram suas ideias e parte de projetos aos quais defendem em áreas que foram desde à Educação; Saúde; Economia e Ambientalismo. A exceção, foi o acirramento neste debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), o que já era certamente e infelizmente esperado por muitos dos brasileiros diante desta polarização com que o Brasil está novamente se deparando entre duas das candidaturas ( uma de esquerda e outra da direita ) e que mostra claramente de que o Brasil está neste marasmo, neste caos há décadas devido justamente a essa infeliz polarização do \" nós \" e do \" eles \" e que divide a sociedade levando-a ao aprofundamento desta crise social e econômica, além de crise política e da falta de reformas.
Aliás, pelo que se percebe para maioria do Congresso Nacional não interessa reformas e sim manter o clientelismo, manter os recursos secretos, manter a impunidade, manter a imunidade parlamentar, manter o toma lá dá cá; manter os mais diversos vícios malignos que há décadas perpetua-se no meio político brasileiro como das propinas milionárias, das falcatruas e negociações e acordos sem a devida transparência política neste país. Quando um Congresso Nacional possui quase a metade de seus integrantes envolvidos em processos tramitando no Judiciário por supostos vários atos ilícitos e que decorreram em prejuízos aos cofres públicos, prejuízos ao povo brasileiro é sinal de que realmente o Brasil tem parte de resíduos fétidos que precisam passar por ampla e profunda FAXINA. E as eleições de outubro deste ano de 2022, poderá ser uma, digo, uma das oportunidades de promover parte desta FAXINA no meio político brasileiro.