LIÇÃO DESASTROSA CONTRA DEMOCRACIA NO BRASIL
8 DE JANEIRO DE 2023 - Aliás, dia do meu Aniversário ! Dia para ficar na história política brasileira. Não pelo marco comemorativo, alusivo, porém, ao contrário: pelo desastroso e criminoso ato de atentado contra a democracia brasileira. O ato da invasão por terroristas e simpatizantes pró- Bolsonaro (PL), ocorrido no domingo (08) de janeiro deste ano de 2023, em Brasília (DF), indignou o mundo democrático brasileiro e teve imediata repercussão internacional. Grupos terroristas invadiram o Palácio do Planalto.
Invadiram também o prédio sede do Supremo Tribunal Federal (STF), além do prédio do Congresso Nacional. Em todos estes locais invadidos pelos manifestantes pró- Bolsonaro (PL); houve a maior quebradeira. Ocorreu a maior destruição do gênero já registrada no Brasil. As imagens divulgadas pelas redes sociais e pela Imprensa brasileira e internacional sobre este atentado terrorista ocorrido em Brasília (DF), no domingo (08), de janeiro de 2023; mostraram a dimensão do estrago e danificação patrimonial, histórico e documental público, incluindo destruição de obras de arte valiosas. Portanto, repudiável, inaceitável e condenável atos que merecem toda ampla investigação sobre a responsabilidade da autoria dos danos ocorridos em Brasília (DF).
Os atos antidemocráticos ocorridos no domingo, 08, em Brasília (DF), é uma lição desastrosa de ataque a democracia brasileira. A tentativa de golpe mostra a dimensão da insatisfação por parte de uma parcela significativa da sociedade brasileira que decorre desde muitos anos atrás, face à falta de uma ação punitiva principalmente por parte das Cortes de Justiça brasileira (STF e STJ ), quanto ao combate ao crime organizado e ao combate a corrupção no Brasil. O descontentamento popular foi paulatinamente avançando ao ponto de parcela política pró- Bolsonaro (PL); a mais extremista partir para ações extremas como as que foram registradas em Brasília (DF), durante o domingo (08), de janeiro de 2023.
Um atentado que serve de alerta capaz de mostrar para a classe política e também ao poder Judiciário nacional de que não havendo medidas de combate a corrupção e que manter mafiosos, corruptos livres da cadeia como muitos exemplos de políticos e empresários, lobistas; que foram investigados, passaram por delações premiadas, tiveram documentos comprovando ilícitos e até tiveram decretadas prisões decretadas pela Justiça Federal (MPF), Polícia Federal (PF); e Justiça Estaduais; onde investigações comprovaram atos ilícitos diante de inúmeras das investigações por parte do MPF e da PF; além também em muitos casos das investigações realizadas pelas equipes das GAECOS, Receita Federal, Coaf, mas mesmo assim, a gama enorme de mafiosos, corruptos; estão soltos.
Estão em liberdade como quaisquer cidadão de bem deste país. Daí, reside esta insatisfação de uma significativa parcela da população brasileira. Obviamente isto não justifica que tais atos antidemocráticos venham ocorrer como aos registrados no dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). Igualmente aos atos antidemocráticos ocorridos em meses anteriores quando de fechamento de rodovias pelo país afora. Mas, que esta lição mesmo que inaceitável, repudiável ocorrida em Brasília (DF), sirva de alerta máximo de que o Brasil daqui em diante; certamente; não será o mesmo. O Brasil na maioria de seu povo; não vai ser complacente com mafiosos; nem com corruptos. Nem com quem faça conluios e com que pratica acordos escrupulosos para saquearem cofres públicos no Brasil. O Brasil sente da falta de políticas públicas justas, eficientes, transparentes e compromissadas com respeito para com grande e absoluta maioria dos cidadãos deste país.
Não haverá certamente trégua para corruptos e mafiosos no Brasil. É preciso que governantes pratiquem políticas públicas que possam garantir o acesso digno à saúde, educação, segurança pública, moradia digna; trabalho e renda. Garantir o acesso a cultura; infraestrutura; emprego e renda e salários dignos e justos. O Brasil não poderá aceitar que políticos deste país promovam leis para beneficiar a si próprios com uma série de benesses e tudo pago com dinheiro público - dinheiro do povo brasileiro.
O povo brasileiro em sua maioria paga tarifas públicas com preços abusivos como ocorrem desde décadas neste país, enquanto vê que não existe combate efetivo à corrupção e desvios financeiros públicos que totalizam dezenas de bilhões por ano neste país como apontam inúmeras das investigações realizadas pela PF e pelo MPF, Receita Federal, Coaf, Gaecos. Portanto, o Brasil necessita de rigor e combate a corrupção neste país. O que mostrou neste ato antidemocrático em Brasília (DF), dia 08 de janeiro de 2023, foi de que na atualidade, infelizmente, os ataques ocorreram contra o patrimônio público, mas que não havendo por parte da classe política brasileira; medidas salutares de preservação à democracia e aos direitos individuais e coletivos dos cidadãos deste país; o agravamento da crise social, política, jurídica nacional; poderá eventualmente partir para um lado nada salutar que poderá ser o de ocorrências de ataques personalizados, individuais e o que seria um profundo agravamento inaceitável, repudiável e absoluto caos social, econômico e político brasileiro.
E isto tem que ser evitado com muito diálogo, comprometimento politico, comprometimento jurídico institucional e acima de tudo, com plena ação democrática;transparente e responsável à favor da garantia de estado de direito.