A CATÁSTROFE DA MISÉRIA NA AMÉRICA LATINA É HORRIPILANTE

Desde décadas vem sendo cada dia mais catastrófica a ampliação da miséria que atinge centenas de milhões de cidadãos em países da América Latina e América Central, cujos países em sua grande maioria são governados frequentemente por ditadores, mafiosos, corruptos.

 

É o caso da Venezuela sob o regime de Nicolás Maduro. É o caso também de Cuba sob regime igualmente ditatorial há décadas, Nicarágua, Honduras; Equador, Peru; Colômbia; Bolívia; Brasil; Paraguai; Argentina são os países com a pior crise dos últimos pelo menos 60 anos. Na Venezuela; milhares de crianças percorrem ruas para nas lixeiras recolherem restos de comida podre, estragada e cujas consequências são bastante sérias para a saúde destas crianças e adolescentes, além de muitos adultos que buscam em lixões e lixeiras os restos de comida para tentarem sobrevivência.

 

Há ainda centenas de crianças na Venezuela trabalhando em minas de exploração de pedras preciosas. Isto sem contar os milhões de venezuelanos que foram obrigados a deixarem o país em busca de refúgio e apoio em outros países vizinhos como o Brasil, por exemplo. Assim, essa avassaladora crise social e econômica em praticamente quase todos os países latino americanos, continuam provocando graves consequências para milhões de cidadãos pobres, miseráveis e que afeta também o poder de compra da classe média que está ficando a cada dia com menor poder de compra. Corrupção, alta da inflação; organizações criminosas dentro e fora das instituições governamentais; somados à falta de rigor da Justiça nestes países; são os mais escândalos efeitos que geram mais pobreza nestes países latinos americanos.

 

Em Cuba, a crise social e econômica é tão gravíssima que pães de péssima qualidade; sem fiscalização e controle por parte de vigilância de Saúde;acabam chegando às mãos da população e em pouca quantidade diária. E quando não faltam pães. Milhares de crianças, idosos e pessoas enfermas ficam sem esse alimento. As pequenas panificadoras em Cuba sofrem diante das pésimas condições onde são equipamentos sucateados, precários para produzir os pães e o processo desta produção fica comprometida. Em Cuba, por exemplo, de 21 municípios seis estão com padarias fechadas, sem produzir. No Provari, em Cuba, localizado na rodovia Luis Lazo, a panificadora está fechada.

 

Todas estas padarias em Cuba produzem cerca de 24 mil pães por dia- número insuficientes para atender a demanda necessária. Há ainda atrasos na entrega de fermento., além de outras matérias - primas em Cuba. Muitas das caldeiras de fornos estão quebradas. Há ainda precariedade das instalações como telhado quebrados, etc. Localidades tais como Santa Maria;, em San Luis e também em Pinar del Rio, a situação na produção de pães são igualmente precárias. A escassez de pneus, baterias, comprometem a entrega e distribuição de pães à população cubana.

 

Na Argentina uma crise social e econômica sem precedentes na história da Argentina. A crise social e econômica na Argentina é tão grave que parte da população chega a invadir supermercados a fim de obter de forma ilícita diante destas invasões, alimentos para poder sobreviverem. O desemprego e inflação na Argentina são resultados da má gestão governamental desde muitas décadas atrás e que agora, chega à beira do abismo. No Equador e Peru, a crise vai além também da crise social; econômica e política: é a gravidade no âmbito da insegurança - a mesma situação que ocorre também em praticamente todos os países latinos americanos, com exceção do Chile e do Uruguai, cujos dois países possuem uma situação bem melhor do que comparadas a da realidade dos demais países latino americanos.

 

No Brasil, é vergonhoso para as instituições públicas ter que se deparar com constantes casos de corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes, organizações criminosas. Em especial para a maioria da classe política brasileira e também para as Supremas Cortes de Justiça. Mecanismos são lançados em favorecimentos para mafiosos e corruptos como da avalanche de concessões de habeas corpus, por exemplo e ou simplesmente decisão por acabar de vez com uma das operações maiores de combate a corrupção no mundo: A Lava Jato. Basta ver que uma gama enorme de políticos investigados em operações desde Mensalão; Zelotes; além de várias operações investigatórias na Saúde; Educação; Infraestruturas e da série de ilícitos comprovadamente registrados e comprovados pelo MPF e pela PF na Operação da Lava Jato. Enfim, dentre inúmeras outras realizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), equipes das GAECOS nos estados brasileiros. Raros foram os casos em que criminosos; corruptos e mafiosos que desviaram muitos bilhões dos cofres públicos em todo o Brasil; foram presos. E quando alguns dos corruptos foram presos, permaneceram poucas horas, outros poucos dias até serem libertados por decisões do STF ou do STJ. Algo que coloca o Brasil num patamar dos mais vergonhosos do mundo em termos de combate efetivo à para acabar com a corrupção - mais ainda: punições para corruptos, mafiosos, criminosos que roubam dinheiro dos cofres públicos - dinheiro do povo brasileiro. Daí, falta de tudo nas áreas essenciais de serviços públicos ( na Saúde; Educação; Segurança Pública; Habitação; Saneamento Básico; obras de infraestuturas, área Ambiental e de falta de melhorias das rodovias brasileiras, etc . Portanto; a sociedade latino americana tem enorme desafio em busca de superar essas crises constantes e permanentes que geram riscos profundos de geração de conflitos que podem serem evitados desde que haja pleno reconhecimento da responsabilidade e comprometimento de governantes em prol do bem comum de todos os cidadãos latino americanos.