TSE TORNA INELEGÍVEIS LUCIANO HANG E DOIS POLÍTICOS GAÚCHOS
O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), tornou inelegíveis até 2028; o empresário catarinense Luciano Hang e também o atual prefeito de Santa Rosa (RS), Anderson Mantei (PP) , e seu antecessor no cargo; Alcides Vicini (PP). A decisão do TSE foi proferida no dia 27 de maio passado no âmbito de uma ação movida logo após a eleição de 2020 pela coligação União do Povo de Sana Rosa, de Orlando Desconsi (PT), segundo colocado no pleito.
A coligação derrotada argumentava que a realização de um evento com a presença de Luciano Hang na cidade de Santa Rosa (RS), realizado no dia 11 de novembro de 2020 ( apenas quatro dias antes da eleição municipal ); representou abuso de poder político e poder econômico, além de uso indevido dos meios de comuinicação, por parte de Mantei e do então prefeito, Alcides Vicini (PP).
À Imprensa, segundo informações; o empresário catarinnse Luciano Hang, afirmou que o ministro (sic) do TSE; " desconsiderou todas as decisões anteriores sobre o caso, que haviam reconhecido o direito de Luciano Hang se manifestar politicamente, dentro das garantias constitucionais da liberdade de expressão ". Em nota, destacou que " discorda totalmente da decisão e que não existe nenhuma lei que proíba empresários de apoiarem candidatos ou expressarem suas opiniões políticas ". A mesma sanção por parte do TSE, foi aplicada a Anderson Mantei e Alcides Vicini, ambos do PP do Rio Grande do Sul, tendo em vista a participação ativa de ambos no evento impugnado, bem como a franca divulgação dos atos em rede social.
