FIM DO MUNDO A UM PASSO DIANTE AMEAÇA DE GUERRA NUCLEAR
Publicado em 21/06/2025
Autoria Destaque Catarina
O uso de armas nucleares em conflitos entre países nunca chegou tão próximo de ocorrer como vem acontecendo atualmente diante da guerra entre Israel e Irã e ao mesmo tempo entre Rússia e Ucrânia. As ameaças de uso de armas nucleares já foram recentemente manifestadas pelo ditador russo Vladimir Putin e agora, desta vez; por Israel e Irã, onde Israel que possui armas nucleares acusa o Irã de estar desenvolvendo projetos de armas nucleares e que sob esse argumento atacou o território iraniano que responde com contra-ataques bombardeando o território de Israel.
Conflito este que já dura mais de uma semana e que se agrava na medida com que avançam os ataques entre ambos países do Oriente Médio. Diante da gravidade do conflito de eminente uso de armas nucleares; tanto a ONU quanto governantes de países da Europa e da Ásia assim como dos Estados Unidos; buscam intermediar uma negociação entre Israel e Irã para pôr fim ao conflito. Também neste caminho de buscar soluções para a guerra entre Israel e Irã, ocorre simultaneamente tentativa de haver fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Aviões de combate israelenses atacam o território do Irã e priorizam destruir instalações militares; assim como; instalações contendo material de enriquecimento de urânio para fins de uso nuclear. Uma destas instalações que estão na mira de bombardeios israelenses é a base nuclear de Fordow onde se encontram localizadas em um bunker contendo segundo investigações dos Estados Unidos; diversas bombas nucleares e onde se encontram militantes do Hezbollah. Fordow está localizada a 18 milhas ( cerca de 30 KM) ao Norte de Qon e numa profundidade de cerca de 100 metros em baixo de uma montanha iraniana.
A ONU vê como grande risco a ocorrência de uma catástrofe nuclear na região do Oriente Médio e que poderia causar danos irreparáveis em toda a região, inclusive na Europa e parte da Ásia e chegando, inclusive, provocar danos em grande parte da África do Sul. Pior ainda: é a extensão de participação de outros países no conflito e com uso de armas nucleares o que seria inevitavelmente o Fim do Mundo.
Para se ter dimensão da quantidade de armas nucleares existentes atualmente no planeta; ultrapassam 65.000 mil bombas nucleares. Nenhum país como EUA; Rússia; Alemanha; Israel; China; Coreia do Norte; França; Índia, que são os países com maior potencial de armas nucleares, nunca divulgaram oficialmente a quantidade de armas nucleares que possuem.
Entretanto; pelos documentos já divulgados por inspeções realizadas anteriormente pela AIEA- órgão que fiscaliza projetos de enriquecimento de urânio e de fabricação de armas nucleares, somente a Rússia possui atualmente mais de 7.800 bombas nucleares enquanto Estados Unidos possuem mais de 5.600 delas e outros países com números bem reduzidos que não chegam ultrapassar 60 bombas nucleares.