PRESOS POLÍTICOS NA VENEZUELA ESTÃO A BEIRA DA MORTE DIANTE FALTA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Publicado em 17/02/2025
Autoria Destaque Catarina
A opressão do ditador presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reflete a gravidade dentro dos presídios em que encontram-se centenas de opositores ao regime Maduro. Muitos dos presos políticos na Venezuela, estão a beira da morte devido a falta de assistência à saúde. É o caso do ex-prefeito da cidade de Sifontes, no estado de Bolivar ( Venezuela ), Carlos Chanceler, que é também líder da La Causa R, que é um dos presos políticos venezuelanos.
Carlos Chanceler; 66 anos de idade, foi preso pela terceira vez pelo regime Maduro- a última vez com que Carlos Chanceler foi preso, foi 07 de agosto de 2024. Carlos Chanceler, sofre de uma doença que vinha sendo tratada desde anos e com sua prisão, acabou tendo o quadro de saúde agravado devido a falta de assistência à saúde. Segundo informações, o ex-prefeito de ( Venezuela ), Carlos Chanceler, sofre de degeneração macular e estrias angióides e desde que foi preso não recebeu nenhuma assistência e ou tratamento à saúde.
Carlos Chanceler, teve ainda um tumor detectado e que requer exames médicos com frequência. A filha de Carlos Chanceler, Karonlyan Chanceler, destacou à imprensa de que seu pai sofre também de diabetes e hipertensão e que essas doenças foram agravadas por uma complicação ocular, embora não tenha se originado na prisão, porém, a doença piorou e continua agravando-se na medida com que não haja a assistência devida à saúde e também a liberdade do líder opositor ao regime de Maduro.
Informações dão conta de que centenas de outros presos políticos pelo regime ditatorial de Maduro, estejam passando por situação semelhante ao do ex-prefeito Carlos Chanceler, face às más condições dos presídios venezuelanos, denúncias de maus tratos físicos e psicológicos, má alimentação e celas superlotadas; além de falta de assistência jurídica e da falta de contatos com familiares.
Carlos Chanceler vem perdendo a visão, embora ele não seja cego, corre grande risco de ficar permanentemente cego, disse uma fonte na Venezuela. Segundo ainda, o processo judicial ligado a Carlos Chanceler, continua paralisado e nem mesmo a Defensoria Pública e sequer dá detalhas aos familiares sobre o andamento do processo judicial. O advogado da família, solicitou recentemente medidas cautelares junto a Comissão Internacional de Direitos Humanos ( CIDH ).
ELES AGUARDAM UMA RESPOSTA DESTA ENTIDADE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. CARLOS CHANCELER, FOI PRESO EM 2005 E 2020, SENDO UM DOS PRIMEIROS PRESOS POLÍTICOS NO REGIME DE HUGO CHÁVEZ. CARLOS CANCHELER VOLTOU A SER PRESO NOVAMENTE NO DECORRER DE 2024, PELO REGIME DE NICOLÁS MADURO. já, em agosto de 2024, durante os protestos pós eleitorais de 29 de julho, Carlos Chanceler, voltou a ser preso novamente e continua detido em El Helicóide, Caracas ( Venezuela).
