" UNIVERSIDADE GRATUITA " COM IRREGULARIDADES EM QUASE 50% NA CONCESSÃO DE BOLSAS, APONTA TCE/SC
Publicado em 12/06/2025
Autoria Destaque Catarina
Relatório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), aponta que 44% dos alunos beneficiados com matrículas no programa do governo de Jorginho Mello (PL), não possuem direito às bolsas universitárias. O relatório do TCE/SC foi aprovado por unanimidade na quarta-feira (11/6), onde aponta após estudos realizados que 18.323 estudantes em Santa Catarina; foram beneficiados da " Universidade Gratuita " com indícios de irregularidades, como já havia sido denunciado às autoridades; por inúmeros estudantes carentes que inscreveram-se neste programa visando alcançar o benefício da gratuidade nas mensalidades no Ensino Superior, porém, não conseguiram tal benefício.
O governador Jorginho Mello (PL), autorizou a Polícia Civil abrir investigações sobre o caso. O Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), assim como a Polícia Federal (PF), também deverão ingressar nestas investigações - já que há recursos financeiros do âmbito federal em apoio na Educação em Santa Catarina.
O programa "Universidade Gratuita " do governo de Jorginho Mello (PL), possuem bolsas de estudos universitários através do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento e também ao Desenvolvimento de Educação Superior Catarinense. Cerca de R$ 300 milhões em valor aplicado de forma que acabou beneficiando irregularmente 18.323 inscritos. Por ano é previsto um investimento por parte do governo de Santa Catarina na ordem de R$ 800 milhões de reais no Universidade Gratuita.
Segundo informações, o levantamento do sigilo deverá ocorrer nos próximos dias sobre o relatório do TCE/SC. Há enorme indignação por parte de muitos estudantes e até familiares destes estudantes que ficaram fora do alcance deste programa da Universidade Gratuita, em que em vários municípios do Estado de Santa Catarina, chegaram a recorrer a diversas lideranças políticas a fim de denunciar e desta forma reclamar sobre a situação em que ficaram sem o alcance deste programa.
O levantamento realizado pelo TCE-SC sobre a Universidade Gratuita em Santa Catarina, foi realizado com base em cruzamentos de informações do banco de dados do Tribunal de Contas e de diversos elementos detectados em cadastros do Universidade Gratuita e do Fundesc, junto a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina ( SED). Há suspeitas de que uma filha de um prefeito do PL/SC, cujos nomes não foram revelados, já que há sigilo sobre as investigações em andamento;tenha sido uma das beneficiadas de forma irregular neste programa Universidade Gratuita.
Outras suspeitas recaem sobre milhares de inscritos que possuem plenos recursos capazes de garantir a manutenção de suas mensalidades e que acabaram tendo o alcance irregular do benefício; em detrimento a outras milhares de inscritos que acabaram ficando fora da gratuidade na concessão das bolsas universitárias em Santa Catarina.