DOIS EMPRESÁRIOS E UM SERVIDOR DA Sefaz - SP SÃO PRESOS POR CORRUPÇÃO BILIONÁRIA
Publicado em 13/08/2025
Autoria Destaque Catarina
O empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma e o executivo da eletrodomésticos Fast Shop, Mário Otávio Gomes, além de um servidor da Sefaz-SP, acusados de integrar um esquema bilionário de propinas envolvendo diversas empresas do varejo, foram presos na manhã de terça-feira (12/8), pela Polícia de São Paulo sob determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
A Operação " Ícaro " de combate a corrupção resultou em buscas e apreensões contra as empresas alvos desta operação. Segundo as investigações, um auditor fiscal da Sefaz-SP, ( Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo ); teria recebido valores financeiros milionários para favorecer empresas do varejo.
Segundo ainda as investigações, o objetivo do esquema criminoso, fraudulento seria manipular processos administrativos e facilitar a quitação de créditos tributários. O esquema movimentou mais de R$ 1 BILHÃO SÓ EM PROPINAS, segundo as investigações. Foram recolhidos pilhas de dinheiro e sacos com esmeralda.
O esquema teria iniciado em maio de 2021.
A Ultrafarma, segundo apurou estas investigações estaria entre as beneficiárias do esquema criminoso. Além do empresário Sidney Oliveira, foram presos também Mário Otávio Gomes, executivo de eletrodomésticos Fast Shop, e o fiscal apontado como sendo o principal operador do esquema fraudulento e criminoso.
A operação policial cumpriu também mandados de buscas e apreensões em várias residências e sedes das empresas alvos destas investigações. Os suspeitos responderão por crimes de corrupção ativa e corrupção passiva; lavagem de dinheiro e organização criminosa.
