ARGENTINA SOFRE MAIOR TRAGÉDIA FARMACÊUTICA DA HISTÓRIA DIANTE FENTANIL ADULTERADO
Publicado em 15/08/2025
Autoria Destaque Catarina
A adulteração do Fentanil descoberto após investigações na Argentina, já é considerado a maior tragédia farmacêutica na história da Argentina. O Fentanil é um opioide utilizado como medicação para a dor e também por ser utilizado juntamente com vários outros medicamentos para anestesia de acordo com orientação médica, sendo utilizado também como um analgésico complementar na anestesia geral ou como anestésico isolado.
A repercussão na Argentina gerou um debate amplo que chegou ao parlamento argentina e até junto ao governo Milei. O presidente da Comissão de Saúde, deputado nacional Pablo Yedin, destacou à Imprensa de que " essa situação pode ser resolvida com melhor controle " e ressaltou: que " esse fentanil contaminado é obra de Javier Milei ".
Pablo Yedin, convocou uma reunião de emergência para apurar o caso e responsabilidades A ANMAT ( Administração Nacional de Medicamentos , Alimentos e Tecnologia Mèdica ) é muito prestigiada na América Latina e precisa de uma lei que valide sua estrutura, disse o parlamentar argentino Pablo Yedin.
Os cortes financeiros na área da Saúde por parte do governo Milei, é um possível dos fatores que provoca um " descontrole generalizado ", enfatizou Yedin. " O laboratório é o principal responsável por isso. O que acontece na Argentina não acontece em outros países ", completou. Das 150.000 mil ampolas contaminadas, 40.000 foram usadas. Hoje, as ampolas que estavam nos lotes contaminados não serão mais em ciruclação, concluiu o deputado Pablo Yedin.
